Cuidados que você deve ter ao escolher o local de banho e tosa do seu Pet!

Quando se tem um animalzinho de estimação, a gente logo percebe o tanto de Pet Shop que existe na cidade! Sendo assim, muita gente procura o local mais perto ou mais barato.

como-montar-um-pet-shop.jpg

Mas se você ama seu bichinho e se preocupa com ele, alguns cuidados são necessários. Primeiro porque existem algumas regras que TODO Pet Shop deve seguir (Resolução 1069/2014 de 15/01/2015), e segundo porque a saúde dele que está em jogo.

banho_Titulo.jpg

Não se engane, o mercado de pets é muito lucrativo (o Brasil é o segundo país com a maior população de cachorros e gatos e o terceiro em faturamento com a venda de produtos e serviços desenvolvidos para pets), e portanto tem muita gente no ramo pela grana e não pelo amor aos animais!

Veja os cuidados que você deve ter ao escolher o local de banho do seu animalzinho…

O PET SHOP DEVE TER UM MÉDICO VETERINÁRIO COMO RESPONSÁVEL TÉCNICO.

79559-050-6ED86A06.jpg

Todos os estabelecimentos devem estar (OBRIGATORIAMENTE) registrados no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Devem também manter um médico veterinário como responsável técnico. Ele deverá garantir a qualidade e higiene do local, além da supervisão e elaboração de um manual para a prática do banho e tosa.

BOAS CONDIÇÕES DE HIGIENE

transparencia_link

Um dos pontos importantes da nova regulamentação é justamente o inciso I, do art. 5º, o qual prevê:

I – PROPORCIONEM UM AMBIENTE LIVRE DE EXCESSO DE BARULHO, COM LUMINOSIDADE ADEQUADA, LIVRE DE POLUIÇÃO E PROTEGIDO CONTRA INTEMPÉRIES OU SITUAÇÕES QUE CAUSEM ESTRESSE AOS ANIMAIS;

A higiene do ambiente é super importante, além disso os animais devem estar protegidos contra a corrente de ar excessiva; temperatura e umidade devem estar adequadas, além de garantir a segurança, devem minimizar o risco de acidentes e fugas.  Por isso não tenha vergonha de verificar o local do banho!

BANHO E TOSA DEVEM SER FEITOS POR PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

cao
O tosador William: prêmio nos Estados Unidos (Foto: Mario Rodrigues).

É bem comum gente dando banho em cachorro e gato sem nunca ter feito um curso, sabendo apenas a “PRÁTICA”. Acontece que a lei OBRIGA que o banho, tosa e cuidados estéticos devem ser realizados por profissional capacitado (entendendo-se como capacitado àqueles que possuírem curso de banho, tosa e cuidados estéticos).

Outro fator importante: o acesso aos donos dos animais no momento do banho e tosa deve ser liberado. Geralmente os funcionários não gostam muito quando o dono fica perto ou assista ao banho… mas por lei você tem acesso ao seu pet quando quiser.

É OBRIGATÓRIA A GRAVAÇÃO DO BANHO E TOSA

estetica3.png

No intuito de evitar os maus-tratos, a lei prevê que os estabelecimentos devem gravar os serviços, armazenar as gravações por seis meses e fornecê-las aos clientes que o solicitarem. É uma garantia para o dono do animalzinho, para o proprietário do estabelecimento e para o bichinho!

E aqui no Paraná podemos EXIGIR  a transparência nos serviços de banho e tosa. A Lei 17.949/2014, dá aos protetores o direito de visualizar os serviços no local (por meio de vidro transparente), além da gravação, como dito anteriormente.

OUTROS CUIDADOS…

tito2
Tito!
  • Qualquer diferença no comportamento do seu pet, converse no estabelecimento para saber se aconteceu algo de diferente.
  • Se informe sobre os procedimentos que serão realizados. Já aconteceu de levarmos nosso cachorro num pet para banho e a funcionária espremer a glândula anal alegando que era necessário. Contudo, fomos pesquisar e NÃO se deve fazer isto, a não ser que seja feito pelo veterinário e somente se houver necessidade. Isso pode causar danos e infecções, como já aconteceu com cachorrinho de um conhecido nosso.
  • Tente deixar o seu cão ou gato menos tempo possível no pet shop. Alguns deixam um período inteiro, além de ficarem presos, é muito mais fácil pegar pulga ou carrapato, uma vez que os animais ficam todos juntos.
  • E por fim, não se esqueça que é um serviço pelo qual você está pagando (e nada barato),  e não um favor! Muitos tratam como se fosse um “bem material” e qualquer incidente pode prejudicar seu animalzinho.

;**

Anúncios

One thought on “Cuidados que você deve ter ao escolher o local de banho e tosa do seu Pet!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s