Como se livrar da acne em 3, 2, 1…

Todo mundo já teve espinha alguma vez na vida, certo? Mas pra algumas pessoas as acnes se tornam um verdadeiro pesadelo! A adolescência passa e elas continuam ali, na pele, se recusando a ir embora.

Euzinha (thati) aqui conheço bem este problema, e vou compartilhar com vocês o que meu dermato indicou… quem sabe te ajuda também.

A acne é uma condição cutânea que ocorre quando os folículos pilosos são obstruídos por sebo e células mortas. Por isso o cuidado com a pele diário e uma limpeza de pele profissional bem feita são ótimos pra evitar o aparecimento da acne, ou mesmo a piora dela.

670px-Heal-a-Pimple-Step-1-Version-4.jpg

É super importante procurar um dermatologista pra entender a causa da acne, o grau em que ela se encontra e a melhor maneira de tratar. No meu caso as acnes começaram a aparecer no final da adolescência. Na época estava tão feio que procurei o dermato, tratamentos a laser (que eram super caros, portanto desisti) e não saía de casa sem maquiagem.

No meu primeiro tratamento a pele piorou, portanto conversei com o médico e optamos pelo anticoncepcional (no meu caso, a acne tem causa hormonal). Dos anticoncepcionais que existem no mercado, alguns tem mais eficácia no tratamento da acne. Ele começar a dar resultado depois de 3 a 4 meses de uso, e realmente todas as espinhas desaparecem, a pele fica perfeita e até a oleosidade do couro cabeludo melhora. O problema é que toda vez que tentei parar, a acne voltava. E depois de muito tempo usando (mesmo sob orientação do dermato e também da ginecologista), eu senti um pouco dos efeitos colaterais (ele pode causar inchaço no corpo, mastalgia…). Ou seja, parei a medicação e a pele voltou a ter acne.

pilulas-anticoncepcionais-duvidas1.jpg

Pra quem não apresenta uma boa resposta aos tratamentos convencionais, existe a Isotretinoína, o famoso Roacutan. Ele é muito popular, mas tenho evitado este tratamento pelos efeitos colaterais. Ele também é totalmente desaconselhado sem prescrição médica. Os efeitos colaterais mais comuns do Roacutan são:

– Secura extrema da pele (especialmente nos lábios)
– Depressão (alterações de humor, maior irritação)
– Comichão (coceira)
– Ligeira redução auditiva
– Alterações da visão
– Fraqueza
– Infecções intestinais
– Inflamação dos vasos sanguíneos

Roacutan3.jpeg

Por conta disso tudo, preferi tentar outro método hehe! O dermato me passou um antibiótico que, diferente desses que a gente toma para alguma inflamação que em 5 dias resolve tudo, para a pele o tratamento é de pelo menos 2 meses consecutivos. Ele combinou a minociclina (antibiótico) associado com a espironolactona (que é outro remédio que segundo o dermato tem tido bons resultados no tratamento da acne em mulheres). *** Não utilize medicamentos sem orientação médica***.

No início aumentou a quantidade de acnes na pele, o que era esperado. Passado um mês da medicação, já senti uma melhora, principalmente na testa e face, mas na região do pescoço ainda vai levar um tempinho.

Além da medicação oral, o médico me passou uma lista de produtinhos (caaaaaros), e que ainda não tenho todos, mas que auxiliam no tratamento.

Deriva C Micro - Vichy Normaderm Soin Embellisseur - Cleanance Avène
Deriva C Micro – Vichy Normaderm Soin Embellisseur – Cleanance Avène
  • Deriva C micro (adapaleno + fosfato de clindamicina) – eu tenho um sério problema com ácidos, porque costumam machucar a minha pele, que é muito sensível. A liberação do medicamento é feito de forma controlada, fiz aplicação de 3x/semana no início, e agora aumentei para 4x/semana sem prejudicar meu rosto.
  • Vichy Normaderm – Soin embellisseur Anti-imperfections – o 1º cuidado antiacne clareador, com ação em: acne, manchas, poros dilatados, brilho excessivo.
  • Eau themale Avène – Cleanance. Gel de limpeza para peles acneicas. Esse produtinho não foi exatamente o que o dermato indicou (ganhei este e amei a textura e sensação de limpeza, e é muito bom por ser feito com água termal).  A indicação dele foi o Actine:
266078
Actine – tem um preço acessível, custa em média R$ 35
  • Lápis retrátil Secatriz Dérmage – outro produtinho que ainda não comprei! Custa R$ 52 e camufla e trata a acne através de seus agentes secativos e reguladores de oleosidade.

Lápis-secatriz-da-dermage-homens-que-se-cuidam-1

  • Protetor Solar La Roche-Posay – item mais importante da lista, principalmente porque se usar o ácido e sair no sol a pele pode ficar manchada. E o protetor da La Roche também tem água termal.anthelios-fluide-fps-60-la-roche-posay-protetor-solar-fluido (1)
  • Spectraban – A base que o dermato indicou foi esta, que tem fps 30 e é bem fluída. Não tem cobertura muito forte e o tom que escolhi foi mega mega claro, ideal pro gasparzinho, mas bom pro dia-a-dia.
spectraban.jpg
Spectraban – Bege extra claro

E é isso… o tratamento para acne é demorado mesmo, mas com um bom dermato e os produtos certos dá resultado. Agora se teu problema é só aquela espinha de última hora, MINANCORA é a solução. Sério, já usei muito e seca rápido! Melhor produto <3.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s